domingo, 5 de agosto de 2012

Como comentar competições olímpicas

A cobertura olímpica é sempre emocionante. E fica ainda mais divertida com os comentários dos "especialistas", que conseguem, muitas vezes, estragar aquela competição que você estava curtindo tanto. Este blog, num trabalho de jornalismo investigativo intenso, descobriu o manual secreto para comentar determinados esportes olímpicos.

Salto ornamental: se for qualquer chinesa, diga que o salto foi perfeito, ainda que, para os leigos, tenha parecido uma barrigada ou que ela tenha saltado de pernas abertas. Se for latina, diga que ela tentou fazer um salto difícil e que ela errou, ainda que ela tenha feito um salto igual ao das anteriores.

Ginástica olímpica: extermine qualquer possibilidade de empolgação do telespectador, dando nomes técnicos para os movimentos, usando complementos como "carpado" e "com pirueta", como se fossem coisas banais para qualquer mortal fazer, em vez de simplesmente dizer "perfeito", "bonito", "bom pra caralho!". Abuse do seu desdém de ex-atleta. No começo, enalteça o favoritismo brasileiro. No fim, diga algo como "não foi dessa vez", "ele estava nervoso".

Boxe: imite o Galvão Bueno narrando MMA e diga coisas como "os primeiros segundos são de estudo" enquanto os dois lutadores já estiverem se espancando.

Futebol: comece dizendo que "a seleção brasileira é superior" e outras variações de ufanismo, termine dizendo que faltou integração ao time e esforço do jogador tal (o Neymar). No mais, tá liberado falar qualquer coisa, pois não importa o que você diga e quem você seja, você sempre estará errado. De qualquer forma, sempre vale soltar toda sorte de obviedades como "quem não faz leva", "se chutasse, era gol" e que quem está perdendo "agora tem pressa".

Handebol: igual ao futebol, com a diferença que é uma mulher comentando e regras que poucos conhecem.

Vôlei de praia: "é impressionante a integração da dupla, eles treinam juntos desde 1972".

Levantamento de peso: ok, "halterofilismo". Alguém comenta isso?

Cem metros rasos: não dá tempo de comentar nada mesmo, ainda bem.

Salto com vara: "Fabiana Murer foi desclassificada..."

Judô: se o Brasil estiver perdendo, diga "ainda faltam 14 segundos!", como se houvesse esperança. Se estiver ganhando, diga "faltam só 14 segundos!", como se a vitória fosse certa. No fim, grite a cor da medalha como se fosse o hexacampeonato brasileiro de futebol. "É broooooooonzeeeeeeeee, o Brasil é brooooooonzeeeee no judô!"

Vôlei masculino: comece enaltecendo a qualidade do time brasileiro, diga que o "ouro está quase na mão", que só falta um ponto, que só falta um set, que ainda dá para ganhar, que ainda dá para virar e termine com "que pena que não deu". Depois, fale qualquer coisa sobre o temperamento do Bernardinho, seu estado de espírito naquele momento, ou sobre seu espírito de liderança e ajude-o a continuar ganhando dinheiro dando palestras, vendendo livros e fazendo publicidade.

Outros posts olímpicos:
Quadro de medalhas comprova: Galvão é pé-frio
As mina (e as) pira
Globo cancela ida do homem à lua, eleição de Collor e substitui Olimpíadas por Mensalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário