quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Entrevista com: alho-poró, o novo tomate seco

Alho-poró em momento descontraído, soltinho
O tomate seco já não é mais o mesmo. Primeiro, foi a rúcula que o abandonou para seguir carreira solo. Agora, é o alho-poró que rouba o seu lugar. Nessa entrevista exclusiva, o alho-poró fala da responsabilidade de substituir a iguaria amiga em todo e qualquer prato, e conta o segredo do seu sucesso.

Você pretende substituir o tomate seco?
Alho-poró: A carreira do tomate seco começou a degringolar quando ele começou a aceitar de tudo. O sucesso dele começou na pizza de rúcula, mussarela de búfala e tomate seco. Nos últimos tempos, eu vi o tomate seco se afundando até em vodka.

Mas você pretende se unir a quem?
Alho-poró: As revistas de fofoca, como Receita Minuto e Faça Fácil Cozinha, e aquela fofoqueira da Ana Maria Braga já deram que eu ando saindo com a quiche e com o risoto. Meu limite é a pizza. Eu acho que a pizza é o fim da carreira de qualquer verdura.

Quais foram os erros do tomate seco?
Alho-poró: O primeiro erro do tomate seco foi essa associação com a mussarela de búfala. Depois de um tempo, todo mundo percebeu que nunca havia visto uma búfala na vida. Muito menos em Minas Gerais. Foi uma grande sacanagem com o queijo minas, eu acho, transformá-lo em bolinha e dizer que a mãe dele era outra.

Como você explica a sua fama repentina?
Alho-poró: Eu sempre estive por aí, disponível nas feiras e gôndolas de hortifrutigranjeiros. Esse meu primeiro nome, Alho, sempre fez muita gente fugir de mim. O frango grelhado dos restaurantes a quilo não seria nada sem mim.

O tomate seco diz que muito do teu sucesso hoje se deve a ele...
Alho-poró: A história, o povo e o Alex Atala vão me redimir. Não foi porque eu e o tomate seco fizemos dupla em algumas receitas de massas e tortas que eu ficaria dependente dele. O tomate seco precisou carregar aquela encostada da rúcula, e ser "tomate seco" para fazer sucesso.

Como você reage aos comentários de que, na verdade, você é uma cebola?
Alho-poró: Nunca dei motivos para duvidarem da minha sexualidade. Eu estou muito mais para alho do que para cebola. Esse mundo da cozinha é cheio de panelinhas, é preciso tomar cuidado, porque, quando você menos espera, vem alguém e te frita.

Você considera sua carreira consolidada?
Alho-poró: É só olhar qualquer bufê a quilo por aí. A ascensão da classe C fez heróis e vítimas. Depois que o tomate seco entrou no cardápio da Parmê no Rio e do Bon Grillé em São Paulo, a carreira dele acabou.

Algum último recado para o tomate seco?
Alho-poró: De seco, o tomate seco não tem nada. Não dá para disfarçar aquela gordura, aquele azeite todo. Se ele não quiser se aposentar de vez, vai acabar a carreira no Mc Donald's. Ou no Giraffas.

Mais bobagens gastronômicas:
Direito de Resposta: Tomate, o Injustiçado
Nabo ensina: como fingir que é arroz na bandeja de sushis
Cenoura desabafa: "eu não sou salmão"

Des(cons)truindo a cozinha contemporânea
Outras entrevistas exclusivas:
Urânio Enriquecido revela: queria morar em Goiânia

5 comentários:

  1. Concordo total kkkk Aqui em casa ignoro o tomate seco a muito tempo, já o alho poró é rei!

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem lugar para todos...

    ResponderExcluir
  3. Também acho que o tomate seco não é mais o mesmo... Ele anda apressado, vai com qualquer um, está meio ácido com os antigos amigos...

    O alho poró, desengordurado, tá mais de acordo com o nosso dia a dia.

    Só acho que ele devia assumir que é cebola também, afinal, qual o problema de jogar nos dois sabores?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigado, Mauro. Fique à vontade para compartilhar com os amigos e voltar sempre. Talvez você curta ainda a entrevista explosiva com o Urânio Enriquecido: http://www.blogdojorgefernando.com/2012/05/entrevistamos-uranio-enriquecido.html

      Excluir