sexta-feira, 5 de abril de 2013

Direito de Resposta: Tomate, o Injustiçado

Tomate, sensualizando na tábua de corte,
pouco antes de se abrir e mostrar seu interior

"Durante anos, eu vi o chuchu ser apontado como o 'vilão da inflação', o grande culpado pela alta de preços, mas nunca me importei muito. Sabe quando a gente acha que nunca vai acontecer com a gente? Pois é. Mas aconteceu. Agora, os preços estão subindo, e a culpa é de quem? Do tomate! Seu aluguel subiu, e a culpa pela especulação imobiliária é de quem? Do tomate! Daqui a pouco, vão dizer que fui eu que coloquei o Feliciano na Comissão de Direitos Humanos.

Venho por meio desta dizer que fiquei muito comovido com toda a mobilização em torno do valor do meu trabalho nos últimos dias, especialmente depois que uma cantina tradicional de São Paulo decidiu pedir um tempo e interromper, ainda que temporariamente, nosso longo relacionamento, o que foi destaque na mídia fofoqueira e sensacionalista. Chego a ficar vermelho de raiva.

Depois de uma vida aturando perguntas invasivas como 'será que o tomate é fruta?', ou de ser usado para atingir políticos curruptos, tenho que enfrentar uma acusação deste nível. Se acham que podem viver sem mim, tudo bem. Quero ver se o molho branco, ou esses novatos, como o shitake e o alho-poró, dão o mesmo tom (e sabor) que eu dou a um prato. Alguém já viu um molho bolonhesa à base só de cebola? Alguém consegue passar a vida inteira comendo carbonara? (Ok, consegue, mas algum médico permite?)

Acho uma tremenda injustiça, neste Brasil da classe C emergente, em que empregadas domésticas e porteiros estão sumindo porque não querem mais trabalhar por pouco, que só eu não possa ter uma remuneração justa. Será preciso uma PEC do tomate? A verdade é que, se até o chuchu segue uma carreira política invejável, eu também cansei de ser coadjuvante, ficar no fundo da panela, e ser sempre o acompanhamento, o tempero da relação. Quero meu reconhecimento, para não passar a vida chorando e fazendo chorar, como a cebola.

Em pedaços,
Tomate"

Outros depoimentos emocionados:
Entrevista com: alho-poró, o novo tomate seco
Vírgula pergunta: Salve Jorge do quê?
Nabo revela estar cansado de fingir que é arroz de sushi.
Cenoura desabafa: "não sou salmão"

Entrevistamos: Urânio Enriquecido
Viagem levando a patroa
Vida de aspas é difícil
Carta da vírgula na era da exclamação

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom, Simone! O tomate agradece. Fique à vontade para voltar sempre e recomendar aos amigos. Obrigado.

      Excluir
  2. Fica assim não, não vivo sem você meu vermelhinho!!!!

    ResponderExcluir