quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vírgula pergunta: Salve Jorge do quê?

Minha sugestão de logotipo para a novela. (Alô, Hans Donner! Olha eu aqui!)
Olá. Eu sou a vírgula.

Sei que ando meio desaparecida, especialmente em tempos de redes sociais, em que ninguém me oferece uma oportunidade. Desde a minha última carta, muita coisa aconteceu e decidi que era hora de me manifestar, antes que eu caia de vez no esquecimento.

Quem acompanha minha carreira sabe que eu e os vocativos sempre andamos juntos. Quer dizer, eu sempre o separando do resto da frase. Agora, me vem essa novela, "Salve Jorge", que não diz de que ameaça o tal do Jorge deve ser salvo (só espero que não seja de mim). Deve ser do mau uso da língua portuguesa mesmo. Pois, se fosse para louvar alguém, a minha presença seria indispensável. Tudo bem, eu sei que eu não ajudo a salvar ninguém.

Cheguei até a pensar se não se tratava de uma continuação da novela anterior, ou de uma tentativa de pegar carona no seu sucesso, já que o enredo seria semelhante: salvar Jorge (tanto o Tufão quanto o Jorginho) das garras de Carminha.

Ok, com todo respeito aos santos e galãs envolvidos, salvem o Jorge, mas não esqueçam da vírgula (adoro falar na terceira pessoa). Afinal, se meu uso fosse mesmo dispensável, torcedores bradariam "chupa Palmeiras" e "chupa Corinthians", o que tornaria a missão do ofendido bem mais difícil. Não me deixem só!

Cordialmente,
Vírgula

Mais sobre agressões à língua portuguesa:
Dicionário Rio x São Paulo de Gírias e Afins
Vida de aspas é difícil
Carta da vírgula na era da exclamação
Reforma Hortográfica e a Nova Dramática Brasileira
Publicidade desserviço(ou: As piores estratégias de marketing)
Dicionário Rio x São Paulo de Gírias e Afins

*Baseado em excelente sugestão do leitor Marcelo Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário