quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Avenida Brasil e Star Wars: cretinas semelhanças

Se você acha que já leu todo tipo de análise bizarra sobre Avenida Brasil, você está enganado(a). Num exercício de criatividade (e falta do que fazer) intensa, este blog percebeu algumas semelhanças entre a novela das nove e Star Wars. (Sim, a saga da família Vader.) Para início de conversa, as duas histórias começam na metade e seus espectadores só se dão conta disso do meio (da metade) para o fim, ou quando as explicações começam a surgir. Outro ponto crucial e semelhante é a trama principal: um jovem galã que não sabe quem são seus pais de verdade e rejeita suas origens quando as descobre. O resto, você confere aqui embaixo:

Max / Darth Vader
É o progenitor malvado do herói, a quem abandonou para ser criado por outra família e de quem vira inimigo na vida adulta, travando brigas violentas antes (e depois) de se revelar como seu pai biológico, o que só ocorre do meio para o fim da trama. Migrou para o lado negro da Força, ninguém sabe direito quando e por quê, e, ao longo da história, faz o público passar a ter pena dele e querer saber o que aconteceu antes de a novela/a série original começar. Adora usar roupa preta e morre no fim da trama.

Carminha / Darth Sidious (o "Imperador")
Foi quem levou o pai biológico do nosso herói para o lado negro da Força. É o(a) mentor(a) das suas maldades do pai biológico do nosso herói. Manipula o herói e o seu pai biológico. Tem ambições políticas e quer dominar o mundo (na verdade, um pouco mais do que isso na saga estelar).

Casa dos Tufão/ Estrela da Morte
Principal cenário da trama, comandado com braço de ferro pela(o) grande vilã(o), ofusca e intimida tudo o que estiver em volta. Embora seja cercada de segurança, qualquer um entra com facilidade e com frequência.

Nina / Princesa Leia
A heroína. Tem um affair com o herói da história no início da trama sem saber que laços os unem. Invade o território do inimigo para destruí-lo. Na novela, usa os poderes Jedi da família para se desenterrar de buracos profundos e seduzir homens. (Favor ignorar as diferenças entre as relações com o herói nas duas tramas.)

Zezé e Janaína / Stormtroopers
São os pés-de-boi da trama, quem realmente trabalha, coloca a mão na massa, sempre (ou quase) vistos(as) de uniforme e responsáveis por algumas das melhores cenas. Servem ao lado negro da Força por necessidade, não que aprovem as atitudes da chefia, mas desconfiam da mocinha. "Eu só trabalho aqui" é seu lema.

Jorginho / Luke Skywalker
É o herói e galã da trama, usa camisa com gola em "V", mas não resolve nada sozinho e passa toda a história tentando entender o que aconteceu nos capítulos anteriores ao início (assim como faz a audiência), ainda que não consiga lidar com a verdade. Sai na porrada com o pai biológico diversas vezes, antes e mesmo depois de saber da sua ligação sanguínea. Foi criado por outra família enquanto seu pai praticava maldades mundo afora.

Leleco / C-3PO
Só fala bobagem, mas torna a trama mais divertida e acaba fazendo muita gente parar para assistir. Ou dizer que é tudo uma grande besteira mesmo.

Ágata / R2-D2
Mascote da turma, não só pelo tamanho e forma. Só se ferra, apanha à beça, mas continua lá de pé, alegre e contente.

Tufão / Obi-Wan Kenobi
O grande mentor e pai de criação do nosso herói. Dono de habilidades que o discípulo admira e tenta desenvolver, sem muito sucesso.

Ewoks / Crianças do Lixão
Seres fofinhos e guerreiros que vivem num mundo que não existe. Ninguém entende direito o que eles falam, mas garantem a audiência infantil, que se identifica com eles. Adoram a mocinha e salvam os heróis algumas vezes. Vivem felizes mesmo sem terem muito motivo (aparentemente) para isso.

Moto da Nina / Moto dos Stormtroopers
Chega ao outro lado do planeta (ou vai do Divino à Zona Sul) em duas cenas, sem ninguém perceber que ela saiu da cozinha enquanto fazia o almoço e foi "buscar uns temperos no Leblon".

Ivana / Jar Jar Binks
Ser irritante, sem utilidade para a trama, fala feito idiota uma língua infantil e desperta a revolta em todos que assistem a obra. Se relaciona com o vilão da história sem fazer ideia do monstro que ele é ou será.

Adauto / Chewbacca
O ingênuo da trama. Nem sempre o que ele fala faz sentido, mas é quem conserta as coisas quando elas quebram ou dão errado.

Cadinho / Han Solo
O bonitão e sedutor das mulheres na trama, curte andar com a camisa meio aberta e garante a audiência feminina.

Jabba the Hutt / Nilo
Meio nojento, meio mercenário, malvado a princípio, mas, ao longo da trama (na verdade, ao desvendar o que aconteceu antes da trama original), você percebe que é só alguém que foi muito maltratado pela vida, e que tem boas intenções, pelo menos na origem.

Santiago / Mestre Yoda
Velho (aparentemente) bonzinho que surge no meio da trama para dar algum sentido e contar sobre o passado do herói, ainda que fale de forma cifrada e, num primeiro momento, seja difícil entender o que ele fala. Carrega brinquedos legais.

Mais sobre a novela:
A seguir, cenas dos próximos capítulos
Avenida Brasil não terá fim, atendendo Procon. Emigração explode com receio de fim da novela
Extra! Carminha e Max começaram em Vale Tudo!
E se a Avenida Brasil da novela fosse a de SP?
Álbum de Figurinhas Avenida Brasil
Nina ensina como se dar bem na carreira
Carminha declara apoio a Haddad
A Nina Pira

Um comentário:

  1. Meu deus! Eu não li isso! Hahahahaha. Quer comprar um sabre de luz personalizado? Conheça meu blog, Saber Factory o primeiro blog brasileiro especializado em sabres de luz: http://toylord.wix.com/saberfactory

    ResponderExcluir