quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Amigo secreto no oculto dos outros...

É só chegar o fim do ano, e os colegas do mais inóspito ambiente de trabalho (ok, muitas vezes, são os funcionários do RH mesmo) começam a se mobilizar para organizar a brincadeira mais chata e inconveniente que a humanidade já inventou: o Amigo Secreto (Amigo Oculto, no Rio). Coerente com o clima de renovação das esperanças do fim do ano, só ele é capaz de mostrar os sentimentos mais profundos do ser humano: egoísmo, sovinice, rancor, mau gosto e maldade mesmo.

Não importa a origem (se quiser saber a história, vá para a Wikipédia), a certeza é que a brincadeira tem esse nome porque dá vontade de tornar secreta a amizade com a pessoa que a propõe. E sempre tem alguém para isso. Segue aqui uma lista de sugestões para garantir o fiasco do seu evento de fim de ano. Só assim, ninguém mais dará essa ideia novamente no ano que vem.

(Em breve, ensinaremos como acabar com o bolão de Mega-Sena da firma, outra praga, da qual você só participa para não correr o risco de ser o(a) único(a) a não ficar rico(a) e ir trabalhar sozinho(a) na segunda-feira.)

1) Faça um muxoxo logo depois que tirar o nome do seu "amigo".

2) Peça em voz alta para trocar a pessoa sorteada.

3) Reclame do valor estipulado, dizendo ser alto, depois que todos já tiverem sorteado seus "amigos".

4) Use o momento do discurso para desabafar e falar mal do chefe e da empresa. Afinal, o momento é de confraternização, não?

5) Dê meias.

6) Dê cuecas.

7) Dê um bilhete de loteria (só isso) e diga que, se a pessoa tiver sorte, poderá comprar o que ela quiser com o presente.

8) Gaste o mês de dezembro tentando descobrir quem tirou quem, como se você ainda estivesse na quinta série.

9) Esqueça a lista de presentes sugeridos. Você tem personalidade. Se for para encomendar, que a pessoa compre o próprio presente. Dê algo que a sua criatividade mandar, especialmente se tiver tirado uma pessoa da qual você mal saiba o nome. As chances de acerto são enormes.

10) Dê um despertador para aquele colega que sempre se atrasa. Ou para o chefe.

11) Pergunte se alguém quer trocar o presente com você assim que receber e abrir o seu.

12) Use o momento do discurso para pedir demissão. Se todo o resto falhar, você se tornará um mito e terá feito um bem danado a esta empresa, que nunca mais repetirá essa ideia incrível, com trauma "do que ocorreu na festa daquele ano".

Outros posts natalinos:
Feliz árvore da Lagoa, Rio!
Feliz Natal, São Paulo!
Capas de fim de ano: o que querem realmente dizer
Natal é tempo de...

Mais sobre carreiras:
Como parecer um executivo de sucesso
Como se tornar o empregado do mês
O que o seu chefe (não) deve entender...
Traduzindo o mundo corporativo
Prezado RH, (ou: Seção de Cartas)
Profissões sem desemprego

2 comentários:

  1. Não fui eu, mas filha número 5 participou de um amigo-oculto na faculdade (estágio da faculdade) em que uma pessoa com VEIA ARTÍSTICA resolveu presentar seu amigo-oculto com uma de suas criações. A obra? Uma tela com as marcas das mãos da autora e alguns rabiscos. E, não, não era uma piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha... Como eu digo, amigo oculto, secreto, ou seja lá qual nome tiver, só traz alegrias às pessoas. Beijos

      Excluir