segunda-feira, 29 de julho de 2013

Via Crúcis Jornalística

Papa Francisco ficou consternado com a situação dor jornalistas. "Apesar de
muitos passarem dos 33, a história de Jesus é fichinha perto da de vocês."
Agora, que voltamos a ser um país laico, este blog resolveu adaptar uma das histórias mais antológicas da civilização cristã para o jornalismo, antes de tudo uma profissão de fé. A seguir, as 14 estações da Via Dolorosa do Jornalismo, para serem encenadas na próxima Jornalistada Mundial da Juventude.

1ª Estação: Vestibulando escolhe fazer Jornalismo (condenação)
A família chora, ameaça deserdar, diz "por que você não pode ser advogado, que nem o seu tio?!", "olha o teu primo Luiz Augusto, está fazendo engenharia", "papai paga a faculdade particular de medicina para você", mas ele não abre mão daquela que parece ser sua missão, a cruz que escolheu carregar pela vida.

2ª Estação: Estagiário de Jornalismo começa a carregar a cruz
"Nossa, como tem mulher gostosa nessa redação, escolhi a profissão certa!", pensa o nosso crucificado, até perceber que as colegas de faculdade só querem sair com aqueles editores mais velhos, casados (ou divorciados), e não estão nem aí para ele, assim como acontecia na escola, em que elas só davam bola para aquele professor de história metido a descolado e jovem.

3ª Estação: Jornalista cai de porre pela primeira vez
"Legal, a galera do Esporte me chamou para tomar uma cerveja, eles devem me achar legal!", pensa o novo jornalista, achando que vai até um bar descolado e bacana, com várias gatinhas e música legal, até descobrir que vão só descer e encher a cara no boteco ao lado do jornal. E vai repetir esse programa pelo resto da vida.

4ª Estação: Jornalista encontra a sua mãe
Após chegar fedendo bêbado em casa, o foca pede desculpas por ter escolhido a profissão errada e promete que, no dia seguinte mesmo, vai procurar o cursinho pré-vestibular para fazer engenharia, e que nunca mais vai para a redação. Nem beber. Volta a beber, e a frequentar a redação, no dia seguinte mesmo.

5ª Estação: Assessor de Imprensa ajuda Jornalista
É sexta-feira, dia de pescoção, e aquela sua pauta para domingo acabou de cair. Ele liga desesperado(a) para aquele Assessor de Imprensa que sempre tenta emplacar alguma coisa, mas que o Jornalista acha um mala, para ele te salvar. E ele salva. E o Jornalista passa o resto da vida devendo essa a ele.

6ª Estação: Editor manda Jornalista limpar a mesa
Jornalista é apresentado ao passaralho, ave mais temida pelos seus colegas, da qual ele só tinha ouvido falar, mas que, tal qual uma Fênix, ressurge das cinzas quando menos se espera. Jornalista vai para a rua. A vantagem, ele descobre, é que jornalista nunca fica desempregado, sempre "está fazendo frila", o que é a mesma coisa.

7ª Estação: Jornalista cai de porre pela segunda vez
Nem precisava de motivo, mas, sem emprego, a vida fica dura, mas, como jornalista não abandona suas práticas, continua bebendo e falando mal do jornalismo.

8ª Estação: Jornalista encontra as mulheres da Vila Mimosa
Bêbado e sem dinheiro, ele acha uma ótima ideia entrar num puteiro. Obviamente, é expulso quando descobrem que ele não tem nem para pagar a própria bebida.

9ª Estação: Terceira queda do Jornalista
Jornalista arruma um "frila fixo" de um mês, que vai se estendendo por anos, abre uma empresa, vira PJ, mas jura que, da próxima vez, só vai se for CLT.

10ª Estação: Jornalista perde seus bens em um processo por danos morais
Jornalista pode não ter bem nenhum, mas tem um azar danado. Vai ter que vender aquele apartamento que ainda não quitou, para pagar um processo daquele milionário de quem ele falou mal, sem ter o apoio do jornal que publicou a matéria.

11ª Estação: Jornalista passa a semana de 12 dias pregado de sono
Quem nunca?

12ª Estação: Jornalista cai em depressão
E promete que vai pensar num plano B, abrir um bar, ou, pelo menos, mudar para o caderno de Cultura, onde tudo parece mais fácil, já que ele vai ganhar vários convites para filmes e peças de teatro.

13ª Estação: Jornalista de porre chora nos braços de sua mãe, após ver seu casamento ruir
Jornalista perde a mulher, que não aguenta mais ouvi-lo reclamando da vida e do chefe, chegando tarde toda sexta-feira e fazendo plantão quase todo fim de semana na editoria de Esportes. Só ela acha que ele tá na esbórnia, comendo todas quando chega em casa às 4h da manhã. E ele já não tem mais nem certeza se aquela cueca na gaveta é dele mesmo.

14ª Estação: Jornalista vai vender sorvete na praia
E biscoito de polvilho, para continuar se sentindo perto da redação. "Olha o Globo! Na minha mão é mais barato!"

Outros posts jornalísticos:
Pautas para a Jornada Mundial da Juventude
Como jornais, sites, revistas e a TV noticiarão o fim do mundo
Profissão: pobre
Eu tô no jornal ("Então, é Natal" para jornalistas)
Jornalismo como ele é
Máximas e mínimas do jornalismo
Dia de Jornalista
Manchetes de Carnaval
Capas de fim de ano: o que querem realmente dizer
Ai se eu escrevo: Michel Teló para Jornalistas
Diálogos que adoraríamos ver na TV
Jornalista de Novela
Outros posts católicos:
Pautas para a Jornada Mundial da Juventude
Anúncio de emprego
Habemus Papam... Argentino!
Feliz Páscoa!
Feliz Natal, Rio! Feliz Natal, SP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário