segunda-feira, 3 de junho de 2013

Manual do Caroneiro Profissional:
Como evitar "roubadas"

Não se iluda, prezado(a) leitor(a). Apesar da imagem, este post não vai lhe dar
dicas para pegar carona na estrada, muito menos sérias. (Foto: bubblews.com)
São muitas as campanhas alertando os motoristas para o risco de dar caronas para desconhecidos, mas muito pouco se fala do risco que você, amigo caroneiro, corre diariamente. Não estou falando dos casos de violência, porque isso aqui não é o Jornal da Record, nem o programa do Datena, mas já pensou que tortura ir do trabalho até sua casa ouvindo Luan Santana, ou Camaro Amarelo, só porque aquele colega gentil se ofereceu para te "deixar em casa"? Pois é, amigo. É por isso que este blog, com a experiência de quase 30 anos deste autor se aproveitando da boa vontade dos outros, resolveu se solidarizar e te ajudar a ter uma vida confortável, sem gastar muito dinheiro (se possível, nenhum).

Em homenagem ao Dia Nacional da Carona Solidária, em 28 de maio, Vamos às dicas de ouro para ser um caroneiro de sucesso:

1) Desconfie de quem diz que "mora perto" de você ou que insiste, falando "deixa que eu te levo", na hora de oferecer carona. Esse é o sujeito que vai te fazer esperar mais duas horar pasa sair do trabalho, ou te deixar a umas dez quadras de casa, num lugar onde nem passa ônibus, e ninguém está nessa vida de caroneiro para andar a pé.

2) Seja educado(a). Diga sempre que "não precisa", "tem certeza que não vai atrapalhar?", enquanto vai entrando no carro da vítima (digo: do ofertante da carona).

3) Prefira caronas de quem mora longe, ou pelo menos em outro bairro. Não se importe com quem te chamar de aproveitador(a). Se a pessoa já teve a boa vontade de te oferecer uma carona para Copacabana mesmo morando em Niterói, as chances de a pessoa te deixar longe de casa são menores.

4) Investigue o gosto musical do motorista antes. Poucas coisas na vida podem ser tão insuportáveis quanto ficar uma hora preso no trânsito ouvindo Gusttttavo Lima ou Valesca Popozuda.

5) Não se esqueça nunca que a sua prioridade é chegar ao seu destino sem gastar um centavo. Portanto, antes de decidir se vai a uma festa, sonde quem vai e pode te levar. Ofereça esperar a pessoa na esquina da sua rua, para parecer gentil.

6) Para parecer educado também, tente arrumar uma carona diferente para a volta. Tudo bem que mais gente vai saber que você não tem carro, ou que é um(a) interesseiro(a), mas, a essa altura, sua fama já não é das melhores mesmo. Aproveite o conforto do banco de trás, se a sua vítima for casada e o banco do "carona" (o seu, portanto) estiver ocupado.

7) Se, um dia, um amigo lhe pedir carona, afaste-se dele. Todo caroneiro profissional sabe a quem pedir, e você não quer, agora, ter que arrumar carona para você e mais um. (A não ser que este "mais um" seja seu/sua companheiro/a.)

8) Não. Não é possível ir para o motel de carona (nem de táxi). Junte o dinheiro que você economizou durante a semana, e alugue um carro, ou use sua casa mesmo.

9) Se o ofertante da carona tiver fotos de bichos na mesa, só aceite o convite em último caso (quando a próxima opção for a de pegar ônibus). Foto de cachorro no porta-retrato do trabalho é alerta para um carro cheio de pelos. Se você tiver rinite, é melhor ir a pé para casa.

10) Evite carona de quem fala "te deixo perto do ponto de ônibus/metrô". Ah, vai se ferrar! Se não quer ajudar, não precisa, mas carona até o transporte público é o limite da humilhação a que um ser humano pode ser submetido! Para te deixar se sentindo ainda pior, o ofertante da carona ainda vai fazer questão de ligar o ar-condicionado. Aí, você sai do conforto das quatro rodas com motorista para pegar um busão lotado, fedido e com suvaco na cara.

11) Novamente: suspeite de quem insiste muito para te dar carona. Ou a pessoa é uma mala, ou quer dar em cima de você. Ou as duas coisas, mas, aí, é muito azar.

12) Evite pegar carona com quem acabou de comprar o primeiro carro. A boa vontade é grande, mas as chances de essa pessoa errar o caminho são grandes.

13) Tenha sempre um plano B, para os dias em que a sua carona ficar doente. E não esqueça dos bons modos que a sua mãe te deu, e ligue para a sua vítima oficial, perguntando como ela está, ainda que você tenha certeza que ela só disse que estava doente para matar o trabalho, e não ter que aguentar você mais um dia.

14) Por fim...

Como se vê, amiguinhos, ao contrário do que parece, não é nada fácil a vida de quem vive de pegar caronas com os outros. Por isso, conte sempre com a solidariedade e a experiência deste blog para te ajudar nesta empreitada. E, se tudo mais falhar, compre um carro. Ou uma bicicleta.

Outros posts sociológicos:
Irrite um rico
Tipos de Espectador
Tipos de Passageiros
Classe média sofre quando...
Manifesto sobre a Pobreza
Ensaio sobre a Obesidade
Viver a especulação imobiliária é...
Conselhos do Tio Vader
Glossário do Caos Aéreo (ou "Desde que Muprhy virou controlador de voo")
Glossário da Bolha Imobiliária Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário