domingo, 11 de dezembro de 2011

O município da Barra da Tijuca

A cada vez que leio sobre a emancipação de algum novo município, algum estado da federação (na verdade, um) querendo criar um novo país, ou um estado discutindo a sua divisão, não consigo deixar de lembrar do plebiscito que os moradores da Barra da Tijuca fizeram nos anos 1980 para virar um município à parte, no Rio de Janeiro.

Até hoje, sustento que a proposta só não saiu vencedora porque não deixaram o resto do município do Rio, e quiçá do estado, votar. No caso hoje do Pará, não conheço a história o suficiente para tomar alguma posição com argumentos suficientes para formular a tréplica quando começar a ser ofendido nas redes antissociais pela minha opinião. Só desejo sorte ao povo do estado, na escolha que fizerem.

No caso do Rio, fico imaginando como seria hoje a relação entre as duas cidades-irmãs. Acho que teríamos antecipado em alguns anos a discussão sobre os royalties do petróleo, mas talvez com outros objetos menos nobres como referência. Separados os dois municípios, qual deles ficaria com a fama pelas academias de jiu-jitsu? O Rio ou a Barra? A novela Malhação se passaria onde? No Rio ou na Barra? A Griselda (o Pereirão Lília Cabral) moraria onde? No Rio ou na Barra? A Barra continuaria sendo "da Tijuca" ou renegaria de vez suas origens?

O Rio, sem a Barra, com certeza estaria quebrado financeiramente, e seus cidadãos seriam personagens de reportagens sobre "os novos paus-de-arara", falando dos cariocas que se mudaram para a Barra para poder trabalhar em empresas que não se chamem Petrobras. Mas, pelo menos, não teriam que morrer de vergonha a cada vez que alguém pergunta se "é verdade que vocês têm uma Estátua da Liberdade lá". (Sim, têm.)

Outra vantagem para o Rio teria sido se livrar de alguns prefeitos que ajudaram a acabar com a cidade, partindo do princípio de que quem mora na Barra só poderia se candidatar pela Barra. Mas ainda são muitas as dúvidas existenciais. A Baronetti* ficaria onde? No Rio, em Ipanema, onde se originou, ou se assumiria como boate de playboys da Barra? Que cidade do Brasil seria conhecida pela sua fixação com a beleza física? O Rio ou a Barra? O Posto 9 seria tomado por gordinhos relaxados, tomando cerveja, despreocupados de fazer pose bonita no sol? Quais seriam os limites da Barra município? Levaria Jacarepaguá junto? A Globo passaria a ter seus estúdios em outra cidade, então? É muita discussão para um domingo só. Melhor deixar tudo como está. Bom domingo a todos.

*Boate de onde saem 11 de cada 10 playboys que se envolvem em confusões na noite do Rio, hoje em Ipanema, fora da Barra.

Manhattan é aqui. (Imagem: ookaboo)
Mais sobre o Rio:
Dicionário Rio x São Paulo de Gírias e Afins
Rio x São Paulo: Manual de Adaptação
Fluminense e Botafogo disputam piadas sobre Corinthians.
Torcida corintiana passa a da seleção

Ronaldinho é o novo contratado do Divino FC
Eike entra com pedido de bolsa-família e troca "X" pela letra do Prince
Eduardo Paes é contra maconha liberada no Uruguai para evitar fim do Posto 9
Vem aí: a Rio Menos 20!
Eduardo Paes desativa Lixão de Gramacho por maus-tratos à Rita
Enredos para 2013

3 comentários:

  1. O legal é que todos os restaurantes, bares e afins que abriram filiais na Barra (só que com 580 lugares a mais que os 20 que têm no centro/Zona Sul) seriam empreendimentos intermunicipais....

    ResponderExcluir
  2. O túnel lagoa-barra seria chamado de Rio-Barra, e pagaríamos impostos para atravessá-lo!

    A Rocinha não seria carioca, mas o Vidigal sim!

    E teríamos um projeto intermunicipal de metrô!

    ResponderExcluir
  3. Lembro quando chegou um e-mail na redação xingando os paulistas estúpidos que não sabiam a diferença entre Tijuca e Barra da Tijuca. O leitor, que colocava o sotaque carioca até no texto, dizia que na Tijuca "só tinha favelado" e fazia outros xingamentos que nem me lembro mais. Um bom exemplar da espécie que habita da Barra da Tijuca....

    ResponderExcluir